Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo Grande MS
Professor (a): Vanja
Disciplina: Filosofia
Assunto: Significados de palavras a pedido da professora.
Aluno: Lucas Muniz Nº28
Essa pesquisa tem como objetivo trazer o significado de palavras referentes a filosofia que surgem durante a leitura de papeis com informações referentes ao assunto.
Ontológico, Gnosiológico, Marxista, Estruturalista, Neopositivistas, Filológicos, Escolásticos e Sofistas.
Ontológico:
"ontologia" é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)". Tendo-se em conta que "onto", do grego, vem a significar indivíduo ou ser, e "logia", que comumente significa estudo, tem-se que "ontologia" vem a ser o estudo investigativo e comparativo do indivíduo - aqui tido como exemplar da espécie humana - frente aos demais seres vivos, passando pela sua concepção, criação, evolução e extinção. Busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano, levando em conta os aspectos fisiológicos e espirituais, confrontando-os com aqueles que caracterizam e distinguem os demais seres vivos.
Gnosiológico:
Gnosiologia (também chamada Gnoseologia) é o ramo da filosofia que se preocupa com a validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente, ou seja, daquele que conhece o objeto. Este (o objeto), por sua vez, é questionado pela ontologia que é o ramo da filosofia que se preocupa com o ser.
Marxista:
Sistema filosófico criado por Karl Max, base teórica do sistema político e econômico do socialismo. O marxismo parte da premissa de que o caráter geral dos processos da vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.
Estruturalista:
O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
Neopositivistas:
Movimento filosófico que agrupa diversas doutrinas e que trata do progresso científico e da pesquisa de uma linguagem lógica e axiomatizada.
Filológicos:
Conjunto de conhecimentos necessários para interpretar e conhecer um texto, que antigamente se ocupava em fixar e comentar os textos literários procurando extrair regras de uso linguístico e que, modernamente, estuda a língua, a literatura e todos os fenômenos culturais de um povo por meio dos seus textos escritos, distinguindo-se, no entanto, da linguística, na medida em que esta centra o seu interesse na língua, e aquela nos textos.
Escolásticos:
A Escolástica (ou Escolasticismo) é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé.
Sofistas:
Praticantes do sofismo.
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda.
Bibliografia:
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=ontologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosiologia
http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=marxismo&id=1072
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estruturalismo
http://www.dicionarioweb.com.br/neopositivismo.html
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=filologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escol%C3%A1stica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma