Este seminário de sociologia esta sendo postado no blog a pedida da professora avaliadora e por seu formato ser em PowerPoint estará sendo posto um link para download.
link: http://cid-8c46a5963338bf85.photos.live.com/browse.aspx/Publica
Este blog tem como objetivo trazer assuntos escolares e curiosidades do cotidiano, espero que gostem de minhas postagens.
Este seminário de sociologia esta sendo postado no blog a pedida da professora avaliadora e por seu formato ser em PowerPoint estará sendo posto um link para download.
link: http://cid-8c46a5963338bf85.photos.live.com/browse.aspx/Publica
Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo Grande MS
Professor: Rubens
Disciplina: Biologia
Assunto: Aborto no Brasil
Aluno: Lucas Muniz Nº28
O aborto no Brasil
Oque é aborto:
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada
Tipos de aborto:
Espontâneo:
Aborto espontâneo é aquele que ocorre naturalmente sem influencia da mãe.
Provocado:
Quando a mãe de alguma maneira tenta matar o feto com êxito.
Igreja católica e o aborto:
O Catolicismo desde o século IV condena o aborto em qualquer estágio e em qualquer circunstancia, permanecendo até hoje como opinião e posição oficial da igreja católica.
A igreja católica considera que a alma é infundida no novo ser no momento da fecundação; assim, proíbe o aborto em qualquer fase, já que a alma passa a pertencer ao novo ser no preciso momento do encontro do óvulo com o espermatozóide. A punição que a igreja católica dá a quem faz o aborto, é a excomunhão.
Em 1917 a Igreja declarou que uma mulher e todos os que com ela se associasse deveriam receber a excomunhão pelo pecado do aborto. Isso significava que lhe seriam negados todos os sacramentos e sua comunicação com a igreja: uma punição eterna no inferno. Com a encíclica Matrimonio cristão de Pio XI em 1930, ficou determinado que o direito à vida de um freto é igual ao da mulher, e toda medida anticoncepcional foi considerada um "crime contra a natureza" exceto os métodos que estabelecem a abstinência Sexual para os dias férteis.
Questão moral sobre o aborto:
O aborto na questão moral é difícil de se dizer pois cada um tem sua propria opnião, alguns alegam que o aborto nas primeiras semanas de vida pode ser feito pois o feto não é um ser humano ainda, outro são fieis a igreja, e aqueles que segem a questão legal.
Questão legal sobre o aborto:
No Brasil o aborto é proibido por lei, semdo apenas permitido em duas ocasiões sendo essas no caso de estupros ou no caso de o feto oferreser risco a saúde da mae.
Consequencias medicas do aborto:
Fisiologica: O aborto pode prejudicar a saude da mãe quando mau feito causando serios problemas.
Psicologica: A mulher que aborta tem que enfrentar varias coisas, como o fato de ter assistido o assasinato de seu proprio filho, e ir comtra sua natureza de amar e cuidar do filho que ainda não veio ao mundo, sendo assim tornase muito doloroso o aborto na questão psicologica.
Opniao do autor:
O aborto é uma pratica que vem contra o principio da vida, de tal forma sou comtra o aborto a nao ser nos casos em que uma mãe seja violentada e tenha acabado engravidando ou tambem se essa nova vida venha a por fim em uma vida ja esistente no caso a vida da jestante caso contrario sou totalmente contra o aborto.
Escola Estadual Adventor Divino de Almeida
Campo Grande MS
Professor (a): Vanja
Disciplina: Filosofia
Assunto: Significados de palavras a pedido da professora.
Aluno: Lucas Muniz Nº28
Essa pesquisa tem como objetivo trazer o significado de palavras referentes a filosofia que surgem durante a leitura de papeis com informações referentes ao assunto.
Ontológico, Gnosiológico, Marxista, Estruturalista, Neopositivistas, Filológicos, Escolásticos e Sofistas.
Ontológico:
"ontologia" é a "parte da filosofia que trata do ser enquanto ser, i. é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres (...)". Tendo-se em conta que "onto", do grego, vem a significar indivíduo ou ser, e "logia", que comumente significa estudo, tem-se que "ontologia" vem a ser o estudo investigativo e comparativo do indivíduo - aqui tido como exemplar da espécie humana - frente aos demais seres vivos, passando pela sua concepção, criação, evolução e extinção. Busca, portanto, o conhecimento profundo acerca da natureza do ser humano, levando em conta os aspectos fisiológicos e espirituais, confrontando-os com aqueles que caracterizam e distinguem os demais seres vivos.
Gnosiológico:
Gnosiologia (também chamada Gnoseologia) é o ramo da filosofia que se preocupa com a validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente, ou seja, daquele que conhece o objeto. Este (o objeto), por sua vez, é questionado pela ontologia que é o ramo da filosofia que se preocupa com o ser.
Marxista:
Sistema filosófico criado por Karl Max, base teórica do sistema político e econômico do socialismo. O marxismo parte da premissa de que o caráter geral dos processos da vida social é fundamentalmente determinado pelo modo de produção da vida material.
Estruturalista:
O estruturalismo é uma corrente de pensamento nas ciências humanas que se inspirou do modelo da linguística e que apreende a realidade social como um conjunto formal de relações.
Neopositivistas:
Movimento filosófico que agrupa diversas doutrinas e que trata do progresso científico e da pesquisa de uma linguagem lógica e axiomatizada.
Filológicos:
Conjunto de conhecimentos necessários para interpretar e conhecer um texto, que antigamente se ocupava em fixar e comentar os textos literários procurando extrair regras de uso linguístico e que, modernamente, estuda a língua, a literatura e todos os fenômenos culturais de um povo por meio dos seus textos escritos, distinguindo-se, no entanto, da linguística, na medida em que esta centra o seu interesse na língua, e aquela nos textos.
Escolásticos:
A Escolástica (ou Escolasticismo) é uma linha dentro da filosofia medieval, de acentos notadamente cristãos, surgida da necessidade de responder às exigências da fé, ensinada pela Igreja, considerada então como a guardiã dos valores espirituais e morais de toda a Cristandade. Por assim dizer, responsável pela unidade de toda a Europa, que comungava da mesma fé.
Sofistas:
Praticantes do sofismo.
Sofisma (do grego antigo σόϕισμα -ατος, derivado de σοϕίξεσϑαι "fazer raciocínios capciosos") em filosofia, é um raciocínio aparentemente válido, mas inconclusivo, pois é contrário às próprias leis. Também são considerados sofismas os raciocínios que partem de premissas verdadeiras ou verossímeis, mas que são concluídos de uma forma inadmissível ou absurda.
Bibliografia:
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=ontologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gnosiologia
http://www.dicionarioinformal.com.br/definicao.php?palavra=marxismo&id=1072
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estruturalismo
http://www.dicionarioweb.com.br/neopositivismo.html
http://www.dicionarioinformal.com.br/buscar.php?palavra=filologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escol%C3%A1stica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sofisma
Obs. click na imagem para ampliar, caso a imagem não amplifique ela estará disponível para download no link: http://cid-8c46a5963338bf85.office.live.com/browse.aspx/Publica?uc=1
*Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS, é um benefício da assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, pago pelo Governo Federal, cuja a operacionaliização do reconhecimento do direito é do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS e assegurado por lei, que permite o acesso de idosos e pessoas com deficiência às condições mínimas de uma vida digna.
QUEM TEM DIREITO AO BPC-LOAS:
- Pessoa Idosa - IDOSO: deverá comprovar que possui 65 anos de idade ou mais, que não recebe nenhum benefício previdenciário, ou de outro regime de previdência e que a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.
- Pessoa com Deficiência - PcD: deverá comprovar que a renda mensal do grupo familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo, deverá também ser avaliado se a sua deficiência o incapacita para a vida independente e para o trabalho, e esta avaliação é realizada pelo serviço de pericia médica do INSS.
Para cálculo da renda familiar é considerado o número de pessoas que vivem na mesma casa: assim entendido: o requerente, cônjuge, companheiro(a), o filho não emancipado de qualquer condição, menor de 21 anos ou inválido, pais, e irmãos não emancipados, menores de 21 anos e inválidos. O enteado e menor tutelado equiparam-se a filho mediante a comprovação de dependência econômica e desde que não possua bens suficientes para o próprio sustento e educação.
O benefício assistencial pode ser pago a mais de um membro da família desde que comprovadas todas a condições exigidas. Nesse caso, o valor do benefício concedido anteriormente será incluído no cálculo da renda familiar.
O benefício deixará de ser pago quando houver superação das condições que deram origem a concessão do benefício ou pelo falecimento do beneficiário. O benefício assistencial é intransferível e, portanto, não gera pensão aos dependentes.
Opinião do autor:
No meu ponto de vista ocorre um descaso com uma parcela da populaçao Brasileira pelo fato de que um salario minimo é R$ 510,00 e um preso com o Auxílio-reclusão garante ao seus dependentes um valor R$ 798,30 enquanto isso um beneficiário do BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência tem direito a um salario minimo, isso quando a renda mensal familiar per capita seja inferior a ¼ do salário mínimo vigente.
Então fica uma questao para você refletir:
Porque os familiares de um presidiario com auxilio reclusao recebe mais do que um trabalhador, ou melhor porque um aposentado ou pessoas com deficiência recebe um salario minimo quando a renda familiar percapita seja inferior a ¼ do salario minimo vigente?
Fontes:
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=22
http://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=23